18 dezembro 2008

abertura ao público

O Percurso Museológico no Antigo Convento de Santo António dos Capuchos, um projecto que a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães desenvolveu no último ano, está finalizado.

Abriu ao público na passada sexta-feira, dia 12 de Dezembro.

Com as intervenções de conservação e restauro concluídas, a Sacristia está pronta para regressar à função para a qual foi construída. As pinturas da Igreja recuperaram as cores originais. O coro-alto ganhou dignidade e estabilidade. As obras devolveram ao edifício o seu esplendor, removendo todos os acrescentos e remedeios feitos para a sua antiga função, e recuperando os danos existentes por anos de desleixos. A sala de exposições está pronta. O órgão da Igreja já toca e prepara-se para uma série de magistrais concertos. Tudo inserido num percurso que se inicia nas áreas remanescentes do original Convento dos Capuchos, e se desenvolve pelo piso térreo do edifício reconstruído para Hospital da Misericórdia e agora documentado sobre a História da Saúde em Guimarães e em Portugal.
As entradas têm preço especial para jovens e grupos, havendo ainda a possibilidade de participar activamente na vida deste núcleo através da compra de livros sobre as Misericórdias ou dum bilhete amigo a preço aberto à boa vontade dos amigos do Museu.



31 | outubro | 2008 - Inauguração

O Percurso Museológico no Antigo Convento de Santo António dos Capuchos foi inaugurado.

Com as intervenções de conservação e restauro concluídas, a Sacristia está pronta para regressar à função para a qual foi construída. As pinturas da Igreja recuperaram as cores originais. O coro-alto ganhou dignidade e estabilidade. As obras devolveram ao edifício o seu esplendor, removendo todos os acrescentos e remedeios feitos para a sua antiga função, e recuperando os danos existentes por anos de desleixos. A sala de exposições está pronta. O órgão da Igreja já toca.

Num acontecimento de festa, foram abertos ao público espaços fechados, como pátios originais do Hospital, e a rica sacristia setecentista, que há anos não funcionava como tal.

O ponto alto da festa foi o concerto inaugural do Órgão Ibérico da Igreja de Santo António, pelo organista Giampaolo di Rosa.






obras



núcleo museológico - actual sala de exposições


pátio da sacristia

pátio da cafetaria

pátio sul




ainda projecto...


A abertura ao público de um percurso museológico que percorre as instalações do antigo Convento de Santo António dos Capuchos satisfaz duas vontades da actual direcção da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. Por um lado, abrir ao público um edifício que, em plena Colina Sagrada, tem uma imensa importância para a história da cidade e da própria Misericórdia, e se encontra fechado. Por outro lado, criar uma espaço agradável de acolhimento aos visitantes, e que permita, simultaneamente, expôr parte do enorme espólio artístico móvel que a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães possui. Ao mesmo tempo que, na cave, é criado um espaço de reserva, onde poderão ser devidamente acondicionadas e vigiadas as peças, que estão armazenadas em arrecadações de vários edifícios.

Out . 2006